terça-feira, 19 de abril de 2011

Será que a vesícula não serve pra nada?

Vesícular Biliar



Será que a vesícula não serve pra nada?


Boa parte da população já ouviu algum medico dizer que a vesícula biliar não tem tanta importância, assim ficam as perguntas: Por que estão no corpo? Por que Deus criou vesícula, pra que ?

A vesícula biliar é um órgão muscular que tem como função armazenar a bile (secreção digestiva viscosa verde-amarelada) produzida pelo fígado. A vesícula fica situado na face inferior do fígado, tem como trajeto, passar pelos canais hepáticos direito e esquerdo, os quais unem-se para formar o ducto hepático comum. Em seguida, esse ducto une-se a um outro oriundo da vesícula biliar, denominada ducto cístico, formando o ducto biliar comum onde desembocará no intestino delgado.

A principio, o fígado tem como função degradar as substancias tóxicas absorvidas do intestino ou produzidas em outros áreas do corpo e em seguida, excreta las como subproduto inofensivo pela BILE ou pelo sangue.

A bile constitutida por sais biliares, eletrólitos, bilirrubina, chega na vesícula biliar para sua armazenação. Ao ocorrer a digestão, principalmente alimentos com grande teor de gordura, ocorre a contração da vesícula estimulada pela produção de alguns hormônios, assim, fazendo se lançar seu material, bile, dentro do duodeno para ajudar na digestão para emulsificação da gordura no intestino.

As possíveis doenças que podem ocorrer nesse órgão







Litíase biliar - que é conhecida como cálculos ou pedras no órgão.




Colecistite aguda - é encontrar bactéria no órgão, assim encontrando irritabilidade da parede da vesícula.

Câncer de vesícula biliar - O câncer no aparelho digestivo tem incidência baixa. Na quase totalidade das vezes estão relacionados. A presença de cálculos biliares ou Pólipo, presentes há anos.


Por que retirar a vesícula ?


Na verdade a nomenclatura utilizada para retirada da vesícula é COLECISTECTOMIA, hoje por Videolaparoscopia. Mesmo tendo esse avanço na cirurgia por segurança e eficácia na cirurgia ainda são realizadas cirurgias "abertas". Esse órgão é retirado em virtude de algumas complicações vesiculares como litíase não complicada quanto para colecistite aguda. Sem, a vesícula , embora o esguiço seja menor, a quantidade de bile é suficiente para desempenhar sua função digestiva.




Videocolecistectomia






E a Fisioterapia ?

A fisioterapia pode atuar no pós operatório para possíveis consequências:


- Quadro algico (dor) - Eletroterapia


- Retenção de liquido - Drenagem linfática


- Aderência cicatricial( cirurgia aberta) - Terapia do Gancho


2 comentários:

  1. Mas afinal, para que serve a vesícula. Se tirarmos, quem filtrará a gordura que ingerimos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vesícula biliar tem como função armazenar a bile (secreção digestiva viscosa verde-amarelada) produzida pelo fígado.

      Excluir