sábado, 8 de setembro de 2012

Uma Solução para Artrose nos Joelhos.


VISCOSUPLEMENTAÇÃO



Muitas pessoas relatam dores nas articulações dos joelhos e a unica solução que encontram é um tempo duradouro em tratamento farmacológico e como fim artroplastia (cirurgia no Joelho).

Hoje a medicina encontrou um método para minimizar o desgaste da cartilagem. A viscosuplementação   é infiltrado na articulação para melhorar a viscosidade do fluído sinovial. Isto é, o fluído viscoso que lubrifica as articulações. Aumenta a profundidade da cartilagem pois hidrata-a e a deixa avolumada. Com a lubrificação maior, a dor ao movimentar a articulação é reduzida.

Primeiramente a Artrose, também conhecida como osteoartrite é um processo degenerativo da cartilagem  ocasionando dores principalmente ao iniciar o movimento (quando vai levantar após sentado, no inicio do dia ao acordar e casos crônicos onde a dor apresenta continuamente), assim, impossibilitando a realização das atividades do dia-dia

O ácido hialurônico (AH) está presente em todos os órgãos do nosso corpo. Mais da metade fica em nossa pele, mantendo o volume dela, pois preenche os espaços entre as células. Também lubrifica as nossas articulações. Com a idade, o AH diminui, também diminuindo a hidratação e a elasticidade da pele, assim como diminui a lubrificação nas articulações.
 A administração intra-articular de ácido hialurónico exógeno  ( sintético ) numa articulação, com o intuito de restaurar o normal ambiente reológico da cartilagem e as propriedades viscoelásticas do liquido sinovial, designa-se por Viscosuplementação.

É um dos procedimentos médicos, que atualmente e em determinadas fases evolutivas da “ doença da cartilagem “, proporciona resultados muito favoráveis.  


Qual o beneficio ao realizar a técnica viscosuplementação?


–Melhorar a viscosidade do fluído sinovial (lubrificante).
–Reduzir a dor e o inchaço dentro da articulação.
–Aumentar a espessura da cartilagem nas superfícies que suportam o peso.

Como é realizado?
Um anestésico local é aplicado na pele e um pouco abaixo dela. Somente então, com uma agulha, o médico intervencionista injeta o ácido hialurônico (AH) na articulação. As articulações grandes (ombro, quadril, joelho) precisam de doses maiores e em maior número do que as pequenas (punho, cotovelo e tornozelo).
A fluoroscopia é usada no tratamento do ombro, quadril e tornozelo; o que não é necessário para o punho e joelho. Quando é utilizada, injeta-se um contraste para auxiliar na colocação da agulha para verificar que está corretamente posicionada.
Qual o tempo do resultado?
Nas articulações grandes, geralmente a melhora é sentida depois da 3ª. infiltração e nas pequenas, a melhora é observada mais rápido.
Em pessoas com a OA moderada, de 6-12 meses, no entanto, as pessoas com a OA degenerativa severa, podem não notar melhora. Se notar nítida melhora, o ciclo pode ser repetido depois de 9-12 meses.

ORIENTAÇÃO:

 Esse método somente será indicado se realmente houver necessidade. A seleção de casos vem através da severidade (caso avançado). Para a realização da viscosuplementação é necessário passar pelo médico para a análise quadro com realização de exame complementar ( Radiografia, RX ) e exame clinico. 

Caso não obtenha indicação, hoje ha outros metodos que podem minimizar o quandro antes de chegar a artroplastia:


Farmacológico

 Condroprotetor ou Antiartrosico 
  • Artrolive (Sulfato glicosamina e Sulfato Condroitina)
  • Condroflex  (Sulfato glicosamina e Sulfato Condroitina)
  • Diga não a auto-medicação

Fisioterapia
  • Pré |Cineticos
  • Cinesioterapia
  • outros dependendo do caso.
Bibliografia:
www.alternet.pt/olympica/artroviscos.html
www.mundosemdor.com.br/a-viscosuplementacao-no-tratamento-da-...

Nenhum comentário:

Postar um comentário